Crônicas
É engraçado como a vida muda de uma hora pra outra não é mesmo? Quando estamos tão seguros de nós mesmos e de repente não temos mais certeza de nada...Já passaram por essa situação? Caso a resposta para a pergunta tenha sido "não" eu lamento informar que esse sentimento ainda vai ser bem familiar em sua vida

Metamorfose


E então a vida muda,toma novos rumos jamais imaginados por nós,o que antes era tido como algo errado se torna corriqueiro em nosso dia a dia.

Sem nem aviso prévio alguém entra em nossa vida pra mostrar que nem todos conseguimos agir com a razão o tempo todo,nem sempre o "melhor" para nós é algo tão agradavel como deveria ser,as vezes o que nós mais precisamos (ou pelo menos achamos) é de alguem que mude nossos conceitos e nossa vida,alguém que mesmo de longe consiga nos fazer sorrir,alguém cheio de defeitos e que nos faz apaixonar pelos mesmos,alguém de verdade...Alguém que nos apresente o amor 





Permanecemos vivos


E quando aquela decepção amorosa acontece e nos sentimos como se algo dentro de nós estivesse morrido ou simplesmente desaparecido?
Parece algo clichê mas a vida vai continuar seguindo,os passaros vão continuar cantando e aquela pessoa que tanto te magoou vai continuar com sua vida normalmente.
É preciso aceitar que em cada fase exista um começo,meio e fim..A vida se encontra em completa transformação e o que hoje te fez sofrer poderá ser o maior aprendizado e amadurecimento que você já teve em anos de vida.
O problema é em meio ao caos pensar que tudo vai ser melhor e que coisas ruins vão embora para que as melhores possam aparecer,ninguém pode iniciar uma pagina de um livro sem ter lido a anterior,pois ela ficará sem sentido,sem explicação...Portanto leia as páginas atentamente por mais que doa ter que termina-las,lembre-se de que nada é por acaso e no fim há de se encontrar uma explicação para cada ponto final.



Decepção


É um dos piores sentimentos "inventados" pelos seres humanos,é aquele que te faz descer 10 lances de escada em um milésimo de segundo,é com ele que começamos a rever nossos conceitos sobre aquela "tal pessoa."
O nome desse sentimento é decepção,mas conhecido como desespero e vontade de apagar o que muitas vezes nem teve seu inicio por completo!!
Esse é o preço que se  paga por colocar coração em frente a razão,por acreditar que "dessa vez vai ser diferente" e por acreditar que achou sua cara metade.
Muitos dizem ser importante sentir essa sensação,outros discordam dizendo que ela é lastimável,dolorosa...Eu sigo acreditando que tudo faz parte de um aprendizado e que muitas vezes a dor precisa ser sentida para aprendermos a colocar um ponto final em algumas historias em que antes colocávamos reticencias...

Chorar?


Até onde vale a pena chorar e se lamentar por alguém?
Na teoria  é muito fácil dar conselhos como "não chora menina,ele não te merece"...mas será que na pratica é simples assim? Lamento informar mas a resposta é negativa.
Choramos por vários motivos sejam eles pequenos ou trágicos demais,porém o choro mais comum é aquele baixinho antes de dormir ou no chuveiro tomando sempre cuidado para não ser compartilhado com os demais..e esses por incrível que possa parecer são os mais doloridos,os mais cheios de magoas e angústias.
Dizem que quando o sofrimento é demais ele não cabe no peito e então escorre pelos olhos,e em anos foi a coisa mais verdadeira que eu já ouvi.
Portanto aqui vai meu conselho,chore e extravase esse sentimento que ja não cabe mais em seu peito,mas ao fim de cada dia se pergunte se está valendo a pena cada lágrima.

STAY?


Até que ponto podemos querer que alguém permaneça em nossa vida? As vezes colocar um ponto final pode ser mais difícil do que se imagina.
Quando é a hora certa de se fechar uma história? Creio que nem o mais sábio dos homens tenha respondido a essa questão. Prolongar o fim é um erro permanente dos seres humanos,afinal ninguém quer perder alguém que se ama,ou simplesmente aceitar o fato de que a participação dela acabou e permaneceu nos capítulos antigos da sua memória.
Há o adeus,como dói fechar um ciclo,como dói lembrar de cada momento vivido e sonhado,como é triste lembrar de cada sorriso e gargalhada que o outro nos fez sentir e de repente momentos tão felizes te fazem chorar,porque o amor dói e dói ainda mais quando ele não é mais visto,quando ele só é sentido e virou apenas uma memória na  cabeça e no  coração.
A vida é como um ciclo,é preciso terminar um para começar outro,é preciso deixar as pessoas livres e se por acaso elas voltarem ou permanecerem é porque elas querem e não porque você as obrigou ficar
Liberte,deixe voar...

Segunda chance


Será que vale a pena dar uma segunda chance para alguém que provavelmente não vai saber aproveita-la? E quando essa não é a segunda e sim a milésima tentativa que fazemos com a mesma pessoa?
Creio que as vezes não tentamos mais uma vez porque amamos e não conseguimos mais viver sem esse amor,muitas vezes só permanecemos no erro por comodismo,por já ter se acostumado em ter aquele amor em nossa vida,por achar que não vamos encontrar alguém tão legal ou tão divertido.
Quando é o momento exato para parar de dar chances para os amores errôneos e começar a dar uma chance para nós mesmos? Vale mesmo a pena permanecer em uma relação incerta e duvidosa por puro comodismo? Por mais difícil que seja colocar um ponto final em um conto barato,ás vezes é a única opção!
Pare e pense mais nas atitudes do outro e nas suas próprias,talvez encontrará a resposta ou então uma nova desculpa para uma outra chance

Caderno de lembranças


Quem nunca perdeu uma lembrança? Uma fala ou mesmo um pensamento? E eu não estou falando de uma lembrança concreta como uma foto ou uma canção,eu estou falando do sentimento obtido em determinado momento.
É tão bom voltar no tempo e relembrar momentos e histórias vivenciadas a anos atras,mas o melhor é lembrar dos sentimentos,do que você pensou quando aquele seu ex galinha te trocou por um jogo de futebol,ou até mesmo quando você recebeu a notícia de que passou na entrevista para o primeiro emprego.
Sempre digo que o mais importante além do concreto é invisível aos olhos,é o sentimento,o cheiro,a lembrança..Nada melhor do que anotar em um caderno,ou até mesmo em um diário seu dia-a-dia,suas emoções e aqueles segredos que você guarda as 7 chaves,nada mais significativo do que anos depois você releer lembranças esquecidas e sentimentos antigos,nada melhor do que lembrar de quem você era há 5 anos atras e escolher se tem saudades ou não


Depende de nós 


Certo dia uma pessoa próxima a mim disse a seguinte frase : ficar triste ou não,depende só de você.
Em um primeiro momento achei o conselho tolo,mas depois de algum tempo pude perceber o quanto aquela frase fazia sentido,por mais horrível e drástica que possa parecer a situação,o sentimento que você emite depende de você,a escolha é unicamente sua.
Muitos já devem ter presenciado casais que se separavam e um deles parecia bem,saía,se divertia e realmente tinha deixado o passado pra trás,logo a outra parte da relação permanecia triste e na famosa "bad" e então eu pergunto,qual a diferença entre as duas pessoas se a situação é a mesma? A diferença foi a forma que cada uma escolheu lidar com algo que parecia terrível e doloroso,e isso não tem nada a ver com quem "amava mais" na relação,isso tem a ver com quem soube virar a página e perceber que por mais bonita que fosse aquela história ela teria que ser deixada de lado para que outras pudessem ser escritas.

Para o nosso bem


Quando encerramos um ciclo,por mais doloroso que ele possa ser é tido sempre como uma experiência e um amadurecimento em nossas vidas.
Creio que todas as pessoas que passam por nós,por menor que sejam as participações delas,fazem com que nós aprendamos coisas novas sejam elas boas ou ruins..
Um sinal muito claro de amadurecimento acontece quando deixamos de lado por vontade própria ou por mero acaso da vida alguém que nos completava,alguém significativa em nosso cotidiano,quando finalmente aprendemos que se essa "tal pessoa" parou de fazer parte de nossa rotina foi por algum motivo,nada acontece por acaso,e por mais que fiquemos tristes em um determinado momento,devemos sempre agradecer por ter feito mesmo que por alguns meses parte da vida daquela pessoa...
Alguns passam,outros ficam...e assim seguimos,conhecendo novas pessoas e guardando as antigas,seja em momentos presentes ou apenas no coração.

Alívio


Sabe aquela sensação de chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e poder tirar os seus sapatos que te apertaram o dia todo? Ou mesmo sair de uma prova estressante e saber que vai poder se afogar em um pote de sorvete para aliviar a tensão pós exame?
Essas situações são muito próximas a sensação de se sentir livre,de parar e pensar que finalmente aquele amor ou aquela paixão devastadora não passou de um mero acaso,e que aquele sentimento que parecia forte não passava de um capricho.
Há...Como é bom não  depender mais da pessoa que antes era o motivo da nossa felicidade,como é bom levantar a cabeça e perceber que possam existir milhares de pessoas no mundo a espera do nosso olhar,como é gratificante perceber que nós merecemos muito mais do que ter alguém só pela metade...Por fim é lindo ver que existem milhares de possibilidades,talvez algumas com o sorriso mais lindo e o olhar mais sincero do que aquelas que deixamos no passado !

Medo


Vocês ja devem ter ouvido falar na palavra traição,quando ela é emitida na maioria das vezes é para retratar o fato de uma terceira pessoa em um relacionamento a dois,porém não existe apenas esse tipo de traição.
Creio que muitos de nós possuimos melhores amigos ou amigas em quem confiamos e contamos nossos segredos mais íntimos,e quando a traição parte justamente dessas pessoas? E quando descobrimos que todos os conselhos e alegrias compartilhadas foram em vão? Quando notamos que desperdiçamos nossos momentos com quem n valia a pena?
O pior de tudo é quando um amigo tenta "roubar" algo que por algum momento foi "seu",quando ele quer viver as mesmas ou novas histórias com alguém que foi de extrema importância para o seu passado
O que fazer nessa situação? São perguntas sem respostas que talvés com o passar dos anos e com a chegada da maturidade possamos entender !

É o fim


É como eu sempre digo,concluir um ciclo merece tanta coragem como começar algo novo.
Todos já devem ter passado por boas ou más situações que com o tempo chegaram ao fim,e o sentimento que cada um teve com esse fechamento de ciclo acabou passando ao longo do tempo,seja ele positivo ou negativo. O que quero dizer é que infeliz ou felizmente todo sentimento muda ou acaba ao longo dos anos,um amor que era grandioso e belo pode ter se tornado cansativo e meloso demais,ou aquele amigo que antes era nosso guia de conselhos hoje só nos da um "boa tarde" desanimado vez ou outra;
Portanto não fique triste ou  culpado por ter "deixado" de sentir amor ou afeto por determinada pessoa,ás vezes é só Deus te dando uma dica de que seu tempo com aquela alguém acabou e de que alimentar falsas esperanças acaba com os dois corações envolvidos !!

Deixa a vida me levar


Nos preocupamos constantemente com o rumo  que nossas vidas irão tomar,seja no ramo profissional,pessoal,emocional.... o fato é que mesmo indiretamente parecemos querer controlar tudo,fazer os famosos "planos."
A vida como dizia o ditado,é realmente uma caixinha de surpresas e pode mudar do dia pra noite,de repente o seu "cargo dos sonhos" é cedido para outro funcionário,o cara perfeito se mostra apenas mais um traíra que não merece seu amor e aquela amizade pode não ser uma das mais sinceras.
O que fazer quando nossos planos não saem como imaginávamos? A pergunta é difícil mas a resposta por mais que machuque é muito simples :  deixe a vida te levar !!
Quando tudo der errado busque a Deus ou a qualquer outro ser divido que você acredite,levante a cabeça e pense sempre o melhor,pois o emprego dos sonhos pode ser em outro lugar,o amor da sua vida pode chegar de mansinho sem avisar e amigos verdadeiros estão sempre perdidos por ai,basta estar de coração aberto para encontra-los.

Quem sabe eu ainda sou uma garotinha?


E então crescemos,ou pelo menos tentamos...
Começamos pegando as roupas da mãe ou da irmã mais velha emprestadas,logo depois estamos comprando nossa primeira maquiagem e mais tarde indo ás primeiras baladas da cidade. Seria isso o sinônimo de crescer? 
Quando paramos pra perceber nos sentimos frágeis,depositamos nosso amor e confiança em alguém que nos decepcionou,alguém que não soube retribuir tamanho afeto,e então passamos pela primeira desilusão amorosa... e é nesse momento que eu pergunto,onde está aquela garota confiante que colocava seus saltos e saía linda e animada para as festas no sábado a noite? Aquela garota certamente não está mais preocupada com a próxima balada,ela quer apenas ficar no sofá com seu pijama velho escutando e voltando ao colo de sua mãe,ela quer apenas ligar para a melhor amiga e contar suas confissões de coração partido,ela não quer sustentar a fama de mulherão,ela quer ser ela mesma de cara limpa,quer esquecer os problemas.
Decepções todos temos mas é preciso  lembrar que no dia seguinte um novo sol vai surgir,uma nova esperança e novas pessoas vão aparecer,portanto enxugue as lagrimas , e prepare o seu coração para quem realmente vai saber amar o mulherão de menina que você é !!


Náufrago


Ok...se sentir sozinho não é a melhor coisa do mundo mas muitas vezes é preciso.
Sou leonina e como todas (ou pelo menos a maioria) das pessoas regidas por esse signo adoro multidão,me ver cheia de pessoas que amo e amigos verdadeiros. Porém vez ou outra é preciso escrever no silêncio da noite ou até mesmo ler um bom livro ao som de uma boa música,muitas vezes é preciso se desligar do mundo la fora e tentar ouvir nossos próprios pensamentos.
A intuição fala, porém as vezes é preciso estar atento para ouvi-la, para decifra-la pois algumas vezes ela está nos dizendo exatamente o contrário daquilo que queremos ouvir,o que fazer quando sabemos o que é certo e mesmo assim permanecemos no erro? Deve ser porque muitas vezes esse "erro" tem um sorriso lindo e um dom raro de te fazer rir,porém vale a pena? Ser feliz de dia e chorar a noite?
Precisamos nos desligar do mundo e ouvir nossa voz interior  pois muitas vezes ela está certa,ela nos mostra que é pra frente que devemos seguir e que o lugar do passado é pra trás onde dele só levamos aprendizado e uma pitada de saudade no coração.

Sem Você


"Como posso sentir saudade com você aqui"? Esse é um trecho de uma música linda da minha cantora favorita,ouvir músicas é como viajar no tempo e não querer voltar para a realidade.
Minha crônica da semana não tem nada a ver com letras de canções e nem cantoras pop,hoje acordei querendo falar sobre esse trecho em questão. Não sei vocês mas é praticamente impossivel sentir saudade de alguém que está ao nosso lado...quando um relacionamento acaba, mas continuamos vendo a "tal pessoa" é como se preenchecemos um pouco a saudade que ela faz em nossa vida,deve ser por isso que casais separados visitam as redes sociais dos um do outro,talvés pra ver como está a vida da outra pessoa,com quem está falando ou na melhor hipótese para matar a saudade de um tempo que muitas vezes não volta mais. E quando convivemos com a pessoa com quem acabamos de nos "separar"? será que é possivel sentir saudade? o ideal para qualquer término é o afastamento de corpo e alma,não ver as fotos do outro e muito menos conviver...é muito facil "esquecer" alguém quando o outro está proximo,parece contraditório,não? experimente fazer o teste,termine o relacionamento de forma que a outra pessoa não desapegue,imagine que ela fique no seu pé,seja em mensagens de redes sociais ou pessoalmente,aquilo de certa forma te preenche por dentro,agora experimente irgnora-la até o outro  perder o interesse;você vai ficar esperando as mensagens de reconciliação,os buques de desculpas e esse vazio vai acabar com seu ego e com o seu coração ...

Oceano


Seria tão bom se pudéssemos devolver pro oceano tudo o que ele nos trouxe,seria tão bom voltar no tempo e não entrar de cabeça em certas histórias...
Esse "oceano" ao qual mencionei é apenas uma metáfora para retratar o nosso destino que muitas vezes é traiçoeiro,creio que todos estamos passando exatamente pelo que deveríamos passar, com as mesmas pessoas nos mesmos lugares;porém as vezes me pego pensado se não foi um erro ter mergulhado nesse "oceano" de ilusões,ter permitido a mim mesmo me deixar levar por pessoas incertas,pessoas pela metade.
Quando olho pra trás e penso em tudo que vivi me pego ainda assistindo a desenhos animados com minhas meias cor de rosa e um copo de leite nas mãos,aquela criança que apesar de teimosa só queria ser feliz,só queria fazer o bem e não acreditar na maldade humana....será que aquela menina doce e inocente sentiria orgulho da "quase" adulta que sou hoje? será que meus valores se perderam com o tempo? sera que meus sonhos antigos permanecem desse oceano de dúvidas?
O tempo não volta e não para,portanto é preciso mudar hoje para que no futuro você possa olhar pra trás e dizer que se orgulha da pessoa que é hoje !!

Fica só um pouco mais


Sejamos sinceros,existe coisa pior do que ver quem amamos indo embora? E eu não estou apenas falando de um adeus definitivo,estou falando daquela despedida momentânea,de dois dias,duas semanas ou quem sabe dois meses.
A verdade é que quando você realmente ama uma pessoa o tempo com ela parece passar mais rápido,os segundos contados viram minutos e quando você nota já se passaram horas e vocês ficaram ali se perguntando se havia mesmo necessidade de um adeus.
Quem ama de verdade eterniza os momentos, faz de uns simples "10 minutinhos" os mais eternos e inesquecíveis,fazem de uma visita de apenas meia hora o momento mais esperado e lindo do seu dia.
A verdade é que quem realmente está apaixonado por uma pessoa não se importa em ter um tempo contado,5 minutinhos ou 2 horas não fazem diferença,pois vão deixar saudade da mesma forma,quem realmente ama eterniza e faz valer qualquer tempo !

Som


Pare pra pensar em quantas vezes você já ouviu a seguinte frase : ouça o seu coração.
Posso garantir que a frase acima já foi mencionada muitas vezes ao seu redor,e quem sabe até por você mesmo,porém é algo abstrato e muitas vezes difícil de ser entendido.
Como é possível ouvir algo  quando muitas vezes estamos pensando exatamente o contrario? Vou dar um exemplo rápido,quando você pede um conselho a um amigo ou parente próximo sobre determinado assunto, você tem sempre uma preferência pela resposta e quando falamos em coração é exatamente a mesma coisa,a sua cabeça e consciência sabem exatamente o que é certo e bom pro seu futuro,mas o seu coração...há esse insiste em cometer os mesmo erros,por isso não confie muito nesse órgão que é puro sentimentalismo,ás vezes é preciso deixa-lo quietinho ali mesmo dentro do peito e fazer exatamente o contrário do que ele insiste em nos dizer

Foda que ele é lindo


E então pela milésima vez você levanta da cama decidida a colocar um ponto final em uma história mais do que complicada...Lava seu rosto,coloca sua roupa de mulher séria e quase adulta e sai de casa buscando finalmente sua liberdade.
O caminho parece longo,as horas não passam até que finalmente você encontra a pessoa esperada e...nada acontece mais uma vez.
Já procurou olhar nos olhos de uma pessoa e conseguir enxergar a alma dela? Já procurou ficar ao lado de uma pessoa e descobrir que ela tem um cheiro único? Um cheiro bom,tão bom que quando você se da conta não pode mais viver sem.
Então você olha nos olhos...há os olhos mais lindos e brilhantes que existem,aqueles únicos que são capazes de te fazer interromper uma fala e desejar que aquele momento nunca acabe...
No final do dia você se dá conta de que com a vida os "roteiros" e "diálogos" se tornam impossíveis e que existem pessoas capazes de te fazer esquecer do mundo e entender que dizer adeus exige mais do que coragem,existe a certeza de que não vale mais a pena tentar!

Fogo


"Quem brinca com fogo acaba se queimando"; "Onde tem fumaça tem fogo"; "Com fogo não se brinca"...
Esses são apenas algumas das frases mais ditas envolvendo esse elemento fascinante e perigoso.
Já pararam pra pensar em quanto brincar com fogo apesar de perigoso pode ser excitante? E eu não estou falando no sentido literal da palavra.
Alguém aí já se pegou apaixonado por alguém errado? Uma pessoa completamente oposta do que suas amigas ou sua mãe iriam aprovar? Alguém que quebra as regras sem medo de ser feliz? Pois é,parece fascinante e realmente é,viver perigosamente,correr riscos e sentir uma sensação gostosa e incontrolável....mas e quando esse "fogo" abaixa e sobra apenas a realidade? Então você olha a sua volta e percebe quantas pessoas você atingiu,percebe que todos que gostaram de você saíram feridos por te ver com alguém errado,que você perdeu coisas lindas por estar cometendo um erro irresistível..
E então você chega a conclusão de que por mais fantástico que seja,não se pode brincar com fogo !!

O nosso santo bateu?


Sabe aquela sensação estranha que você tem quando encontra alguém tão parecido com você que até acredita que tenham ligações de outras vidas?
Já ficaram tanto tempo perto de uma pessoa que os demais começaram a perguntar se vocês eram parentes,namorados e até casados? Não acredito em conhecidências,creio que todos estamos ligados e que essa ligação persiste de outras vidas,portanto todos que conhecemos hoje fizeram parte do nosso passado.
Eu não estou falando propriamente de relações amorosas,estou falando de qualquer tipo de relação,seja ela familiar,amorosa,um laço de amizade...A verdade é que ninguém entra na nossa vida por acaso,se não é para ficar a vida toda é certamente para marcar um capítulo importante da nossa história de vida,seja ele bom e você queira contar aos seus amigos e familiares ou histórias ruins onde delas você só leva aprendizado e conhecimento.

Som e Imagem


Sabe quando nos apaixonamos pela pessoa a primeira vista? Ou seja,quando ficamos tão hipnotizados pela sua beleza que acabamos nos encantando,querendo que aquela pessoa faça parte de nossas vidas ? Sabe  o que é mais bonito disso tudo? Quando você se apaixona pelo caráter de alguém,quando além da beleza você consegue enxergar a alma da pessoa,quando você se apaixona pelas suas atitudes,pela forma como ela encara a vida,isso sim é amor.
Não pensem que eu desacredito em atração a primeira vista,eu realmente acho que quando encontramos a "pessoa ideal" já sabemos no primeiro instante,porém isso não é amor é apelas paixão..amor é acordar 7 horas da manhã e ficar feliz por ter aquele alguém ao seu lado;é brigar pela toalha molhada em cima da cama;é voltar do trabalho e saber que existe um ser briguento e lindo te esperando;é falar bobagens e até mesmo perder a cabeça e mesmo assim ter a certeza do perdão de sua alma gêmea,isso é amor...o resto...bom..o resto se acaba em algumas noites..

Passo mal


Quem aí já se sentiu mal por algum comentário maldoso inventado a seu respeito??
Acredito que todos já tenham passado pela mesma experiência,  aí que está a palavra chave "experiência"; Essa palavra apesar de corriqueira tem um significado enorme na vida de todos nós.
A experiência é quando passamos por um fato,seja ele bom ou ruim que nos ensina algo que vamos levar para a vida toda,nesse caso se alguém inventou um boato a seu respeito com a ajuda dessa palavrinha você vai se sentir muito melhor no futuro.
O fato é que com o passar dos anos você se acostuma com o fato de ser alvo de críticas,em qualquer ambiente vão existir pessoas boas que fazem tudo para te ver bem e pessoas ruins que inventam e falam mal das outras pelas costas; É preciso levantar a cabeça e seguir a diante,com o tempo você verá que isso apesar de triste é muito comum e  vai acabar se acostumando e não ligando mais para as críticas,por isso lembre-se : Não importa o que digam a seu respeito,você é o único que sabe a verdade então relaxe e deixe que dos invejosos a vida se encarrega =)

Love Sex Magic


Já ouviram aquele ditado de que amor de P* sempre fica? Me desculpem pelo mau jeito,é que não teria forma melhor de retratar o que quero dizer.
Imagine a seguinte situação : Você sabe que o carinha ou a garota em questão não valem nem o sal do batizado, porém é a única ou único que te faz suspirar,respirar ofegante,ter vontade de cometer as mais diversas loucuras...Complicado, não?
Me digam o que fazer quando você é mais apaixonada pelas noites ardentes do que pela própria pessoa.E se esse é o fato primordial que faz você se apaixonar ainda mais por ela?
Então nos resta a duvida juvenil de sempre. E se nesse mundo onde só o prazer do homem é valorizado,ainda restam cavalheiros capazes de levar sua dama a loucura? Ou em 2025 nos restaram apenas brinquedos que nos lembrem das noites ardentes de homens que não se fabricam mais...?